close

Bia Fonseca Designer

O início

Nascida e criada em São Paulo, iniciei minha carreira de Designer aos 19 anos. Começou com um estágio no Studio Caiubi, da designer gráfica Helenice Biava. Foi a observando trabalhar que tive o primeiro contato com aquela que viria a ser a minha carreira profissional.

Design Editorial

Em 2006, época em que estava me dedicando a Faculdade de Design Gráfico no Centro Universitário Senac, recebi o convite para participar do projeto “Desafio da Moda” da Editora Abril. Eu e mais três colegas desenvolvemos a linguagem visual do projeto e tivemos a oportunidade de trabalhar na redação da Revista Manequim, também da Editora Abril. A experiência com Design Editorial foi marcante e decidi me especializar na área.

Entre 2007 e 2012, trabalhei na Editora Europa, começado como Estagiária, me tornando Assistente de Arte e, por último, Editora de Arte. Produzi seis revistas diferentes (entre elas: Fotografe Melhor, Natureza, Mundo dos Super Heróis, entre outras) e mais de 10 livros. Enquanto Editora de Arte, fazia todo o processo necessário: Projeto gráfico da revista/livro, seleção das imagens, tratamento, diagramação, fechamento dos arquivos e acompanhamento com a gráfica.

Atlanta, Georgia

Após o ciclo pela Editora Europa, entre Janeiro e Março de 2012 iniciei um intercâmbio nos EUA (em Atlanta, Georgia) para melhorar meus conhecimentos em inglês. A experiência de viver fora do país, longe da família e amigos, foi muito rica e retornei ao Brasil com o intuito de mudar minha carreira para a área Digital.

Design Digital

Em Abril de 2012 recebi a proposta de trabalhar como designer na Webjump, uma ótima oportunidade para migrar para o Design Digital. Comecei com pequenas responsabilidades como: criação de novos banners de sites e criação e-mails marketing (design/html). Foi necessário fazer cursos de HTML e CSS para me adaptar ao novo mercado.

Ao longo desses anos minha responsabilidade mudou de Designer Junior para UI Designer da agência. Responsável pela criação de Sites Institucionais, eCommerces na plataforma Magento e soluções das telas responsivas para todos os dispositivos.

Lead Designer

A Webjump cresceu muito e em 2016 fui promovida a Lead Designer da equipe e me tornei responsável pela gestão da equipe, criando avaliações, feedbacks e procurando ajudar na melhoria individual e conjunta. Um curso de Metodologia Scrum foi determinante para me inspirar a gerir a equipe de uma forma mais ágil e mais humana, lidando com cada colaborador respeitando a sua particularidade.

Hoje, a equipe é responsável pela solução de UX/UI design de eCommerce globais, além de criação de materiais institucionais da empresa, eventos e comunicação interna. Atendemos os mais diversos clientes (entre eles: P&G, Nestlé, Ambev, Obramax, Espaçolaser entre outros). Todos adotando a metodologia ágil, design centrado no usuário e as últimas tendências de design de forma colaborativa e auto-gestora.

Criamos um evento interno chamado Design Talks para que o nosso conhecimento seja compartilhado entre toda a equipe e também com outros profissionais das outras áreas da agência que tenham interesse em conhecer nosso dia-a-dia e processos.

UX Design

Com o crescimento da discussão e da importância em implementar a cultura de UX Design no cotidiano de criação de novos produtos, a equipe de Design da Webjump tem participado de mais eventos relacionado ao assunto, tais como: Design Experience, UX Café, entre outros. E gradativamente trazemos para o nossos processos a importância de praticar empatia com os usuários dos produtos que estamos desenvolvendo, colocando-o no centro de nossas criações.

Lettering e Ilustração

Em 2018 descobri uma nova paixão pelo Lettering (desenho de letras) e pela ilustração. Por causa disso, tenho produzido artes no papel, sem o uso de computadores e outros dispositivos eletrônicos. A ideia é voltar as origens do design e da criação, independente da ferramenta e técnica.

Paralelo a minha carreira de Designer na Webjump, tenho feito cursos de ilustração e lettering. Por consequência, tenho recebido encomendas de artes personalizadas através do meu instagram (@biafonseca). E tem sido uma experiência enriquecedora profissional e pessoal, onde tenho explorado conceitos subjetivos e experimentado novas formas de criar.

Go top